A partir do dia 05/08/2024, o cidadão de Santa Luzia passa a contar com mais um ponto de apoio e proteção para buscar orientações e fazer valer seus direitos nas relações de consumo com fornecedores de produtos e serviços.
Atendimento ao consumidor
Tentou resolver seu problema com o fornecedor do produto ou serviço e não conseguiu? Você pode buscar ajuda no Procon Câmara. Para ser atendido, é preciso agendar, através do telefone (31) 97162-3056 ou presencialmente na Rua Apucarana, 290, São Benedito.
Como é o atendimento no Procon Câmara?
Consumidor que teve problema com algum produto ou serviço pode agendar um atendimento no Procon Câmara, que tentará intermediar a situação. O atendimento é gratuito. Não é necessária a presença de um advogado.
Exija do fornecedor o protocolo da reclamação ou o contato do atendente com quem você conversou sobre o problema. Essa informação e outros documentos serão necessários para formalizar a reclamação no Procon.
Reúna os documentos necessários conforme o tipo de reclamação:
(Os documentos devem estar impressos; arquivos eletrônicos não são aceitos.)
Produtos (aparelho de telefone, eletrodoméstico, roupa)
Documentos necessários (em formato impresso)
- Carteira de Identidade (original e cópia)
- CPF (original e cópia)
- Comprovante de endereço (deve ter prazo máximo de 60 dias)
- Nota fiscal de compra
- Ordem de serviço da assistência técnica (se houver)
- Comprovante da negativa de solução, por escrito, emitida pela empresa
O consumidor pode enviar representante caso não possa comparecer através de procuração.
Serviços (escola, viagem, consertos)
Exemplos: escola, agência de turismo, hotel, companhia aérea, plano de saúde, seguro, oficina mecânica, consertos em geral.
Documentos necessário (em formato impresso)
- Carteira de Identidade (original e cópia)
- CPF (original e cópia)
- Comprovante de endereço (deve ter prazo máximo de 60 dias)
- Nota fiscal de compra
- Ordem de serviço da assistência técnica (se houver)
- Comprovante da negativa de solução, por escrito, emitida pela empresa
O consumidor pode enviar representante caso não possa comparecer através de procuração.
Serviços essenciais (água, luz e telefonia)
Exemplos: contas de água, luz e telefone (telecomunicações).
Documentos necessários (em formato impresso)
- Carteira de Identidade (original e cópia)
- CPF (original e cópia)
- Comprovante de endereço (deve ter prazo máximo de 60 dias)
- Contas ou faturas com os valores questionados
- Cópia do contrato (se houver)
- Comprovante da negativa de solução, por escrito, emitida pelo prestador do serviço, e respectivo número de protocolo
O consumidor pode enviar representante caso não possa comparecer através de procuração.
Assuntos financeiros (cartão de crédito, empréstimo, conta bancária)
Exemplos: cartão de crédito, empréstimo consignado e pessoal, financiamento de veículo, consórcio, conta bancária.
Documentos necessário (em formato impresso)
- Carteira de Identidade (original e cópia)
- CPF (original e cópia)
- Comprovante de endereço (deve ter prazo máximo de 60 dias)
- Cópias de comprovantes de pagamento/extrato do contrato
- Cópia do contrato
- Extratos bancários
- Faturas de cartão
- Correspondências recebidas
- Comprovante da negativa de solução, por escrito, emitida pela instituição financeira, e respectivo número de protocolo
O consumidor pode enviar representante caso não possa comparecer através de procuração.